Autor

Marcelo Oséas é um fotógrafo autoral residente na cidade de São Paulo. Sua produção está relacionada às expressões artísticas autóctones Latino-americanas, assim como culturas tradicionais, como a indígena, caiçara e andina. Mantém como campo de pesquisa os processos de assimilação da sociedade de consumo dos elementos culturais nativos, com sua consequente integração ou eliminação.

Migrou completamente para a fotografia em 2012, tendo anteriormente estudado Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP) e atuado por nove anos em grandes companhias brasileiras, assim como no terceiro setor. Filho e neto de livreiros, é autodidata em encadernação manual e artes visuais e em 2013 aprofundou seus conhecimentos em fotografia e fotolivros no Rio de Janeiro, no Ateliê da Imagem. Atualmente é um licenciando em Estudos Artísticos pela Universidade Aberta de Lisboa.

Entre 2012 e 2016, realizou diversas coberturas de comunidades tradicionais brasileiras, em especial a caiçara de Ilhabela-SP, pela Secretaria de Assistência Social local. Viajou por dez países entre Novembro de 2015 e Julho de 2016, registrando imagens de iniciativas de reflorestamento, agricultura sustentável, trabalhos artesanais e projetos de saneamento.

Ainda em 2016, foi convidado a manter um portfólio vitalício no LensCulture Street Photography Awards e iniciou a produção de seu primeiro livro, uma autopublicação intitulada "O Agridoce Agrestino", lançada em Julho de 2017, que versa sobre a sua vivência de noventa dias no Agreste Pernambucano.

Em 2018, sua fotografia intitulada "Iluminação", componente do livro "O Agridoce Agrestino", foi finalista do Prêmio Paraty em Foco.

Contato

+55 11 974 185 615
contato@marcelooseas.com

Siga minhas atualizações